segunda-feira, 4 de novembro de 2013

No Comments




Quando me iniciei na blogosfera (há uns cinco ou seis anos) estava longe de imaginar que além de mundo publico que é, era tão mesquinho. Achei que cada um no seu cantinho, não incomodava o cantinho dos outros.
Ou melhor, pode incomodar, é por isso que a blogosfera é publica, mas não incomode apenas para se fazer notar, se for por más razões.

Existem muitos blogues que visito, uns por mera curiosidade para ir dando seguimento e outros porque realmente gosto de ler o que escrevem. 

Em um dos casos, já me constara, porque a autora o dissera várias vezes, que tinha dias em que andava desacorçoada, com vontade de fechar blogues e afins (vontade que me dá por vezes, mas por outros motivos que não os mesmos). 
Como nem sempre leio os comentários que fazem a todos os posts, ou porque não quero comentar os posts, ou porque depois de os ler uma vez, não volto lá,  achei que era porque os havia malvados, irritantes, o que fossem.
Confesso que não percebo onde está o mal de se dizer o que se pensa, desde que não dirigido a ninguém em especial, de outra forma esse alguém teria o direito de responder, mas não entendi qual o gosto de criticar, seja quem for, só porque a pessoa escreve, em um blogue, ou onde seja. 
Já uma vez em uma publicação, disse que a internet e neste caso particular, os blogues são livres e de todos para todos. E é assim que funciona, por isso se chama world wide web. Qualquer um pode escrever o que quiser, como quiser e qualquer um pode ler, ou NÃO. 
Se gostamos ou de algum modo nos sentimos em comum com os escritos ou com quem escreveu comentamos, se não, avançamos. Ninguém é obrigado a comentar ou a ler. 
Eu abri os blogues que tenho (exageradamente três e já me pergunto porquê tantos) para publicar o que quisesse, sobre os assuntos que me interessassem. Felizmente (direi depois do que li) são poucas as pessoas que comentam e ainda não cheguei ao ponto de ficar desconsolada com os comentários. Se alguma vez comentarem algo a dizer mal de mim, da minha escrita ou do meu assunto, não sei o que fazer. Respondo? Ignoro? Encerro o blogue? Por esse motivo, a ultima alternativa jamais. O blogue é meu, quem não gosta não come.  Por isso, só me resta dizer duas coisas:
Quem escreve, continue a escrever o que quiser e como quiser.
Quem lê, mesmo sem ser obrigado e vai ler, se não gosta, avance. Parta para outra. Vá gerir o seu próprio blogue se o tiver e deixe os outros em paz. Ou na pior das hipóteses (ou melhor, se calhar fazia-lhe bem) encerre o seu próprio blogue e dedique-se a outra actividade, de preferência uma em que não se cruze com ninguém (tipo pesca) e não precise de ler nada.
É que ler é muito mau, quando a pessoa o faz contrariada.

2 comentários:

  1. Fiquei agradecida por este post, Maria João! E assim deve ser. Só lê quem quer. Quem não gosta siga. Mas continuam acredita a ir lá e tipo aspirador a apanhar todas as migalhas. Medir e analisar tudo que se faz ou diz. Sabe que agora agradeço-lhes? Ando tão cansada que erro facilmente dou por mim a comer letras ou porque não ponho os óculos e as letras bailam-me na frente e é difícil, mas é um bem porque vendo todos os posts em que reincidem ajudam-mer a apanhar algumas falhas e eu fico-lhes mesmo grata! Especialmente quando vejo tanta gente por aí a cometer erros também. Um abraço ENORME e um beijo doce. OBRIGADO POR TUDO. Boa semana! Se me deixasse levar este seu post e publicá-lo ficava feliz. Tudo de bom para si e quem ama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você já sabe que de mim, leva tudo o que quiser, desde que se mantenha tal como é e tal como tem sido desde que a conheço. Um beijinho grande.

      Eliminar